23 de junho de 2011

Autoconhecimento


Pode parecer engraçado, mas a pergunta “Quem sou Eu?” é uma das mais difíceis de serem respondidas. É comum o fato de as pessoas sentirem-se confusas diante desta indagação. Isso leva ao questionamento: Como posso passar tanto tempo comigo e não me conhecer? Pois essa é a verdade. As pessoas sabem muito pouco a seu próprio respeito.
Tal fato se dá em função do uso de defesas psíquicas, que são estratégias inconscientes usadas pela mente humana para diminuir algum tipo de sofrimento, seja ele causado por alguma lembrança perturbadora ou para esconder algum conflito emocional que seja fonte de angústia e desequilíbrio. Essas defesas são percebidas, por exemplo, quando o Ser julga que seus sentimentos são indignos ou inconfessáveis, tendendo a atribuí-los a outras pessoas (projeção). Outra forma de evitar o contato com as próprias dores é negar a realidade dos fatos (negação), fugindo de seus verdadeiros sentimentos.
Seja qual for o motivo pelo qual a pessoa se mantém distante de si, a busca pelo autoconhecimento sempre exigirá uma postura de honestidade, coragem e auto-aceitação, mesmo com todas as imperfeições ainda existentes, além de respeito e gratidão pelo que já se pode ser.
Conhecer sentimentos muitas vezes negados como a raiva, a mágoa, a dependência, a baixa auto-estima, a culpa e o vitimismo, entre outros, pode ser extremamente benéfico e libertador para o deprimido, mostrando-lhe que sua situação é gerada por suas próprias atitudes, oferecendo-lhe a chance de repensar sua postura diante da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário