23 de junho de 2011

Tristeza X Depressão

 A tristeza e a depressão guardam alguma semelhança no que diz respeito aos sintomas. A sensação de desamparo, a falta de entusiasmo e o sentimento de impotência diante da vida parecem sugerir o mesmo quadro. No entanto, vale ressaltar que existem importantes diferenças entre essas duas situações como é o caso da intensidade, da duração e das causas envolvidas.
Tristeza é uma reação emocional normal às inúmeras situações frustrantes que a vida nos coloca. Ser demitido do emprego, não passar numa seleção, acompanhar o sofrimento de um parente ou mesmo perdê-lo, são situações que podem fazer uma pessoa se entristecer. Porém, é comum que ela retorne às suas atividades após um período relativamente curto de elaboração e adaptação diante do fato vivido, restaurando a confiança e o entusiasmo pela vida. Este período não costuma exceder 6 a 8 semanas e, normalmente, não é tratado por intervenções médicas ou psicoterápicas. Nessa situação, quase sempre a pessoa tem consciência dos motivos que causaram seu sofrimento.
Já a Depressão, que é um transtorno de humor, apresenta maior intensidade, revelando angústia, auto-desvalorização, desmotivação e perda de interesse, prazer e energia diante da vida, podendo se prolongar por meses ou anos, comprometendo a vida pessoal, social, profissional e familiar do deprimido.
As verdadeiras causas da depressão nem sempre são percebidas pelo doente e pelas pessoas com quem convive, por estarem permeadas por conteúdos inconscientes e processos psicológicos e orgânicos complexos. Essa situação, freqüentemente, requer apoio profissional especializado de médicos e psicólogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário